Seja Bem Vindo ao Blog da Equipe 03 de Pós-Graduação do IVA!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Resumo biográfico de Vygotsky

Lev Semionovitch Vygotsky, nasceu dia 17 de Novembro de 1896, Orsha — e morreu dia 11 de Junho de 1934, Moscou. Foi um psicólogo bielo-russo, descoberto nos meios acadêmicos ocidentais depois da sua morte, causada por tuberculose, aos 37 anos
          Pensador importante, foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais (e condições de vida).
          Para Vygotsky, os signos, a linguagem simbólica desenvolvida pela espécie humana, têm um papel similar ao dos instrumentos: tanto os instrumentos de trabalho quanto os signos são construções da mente humana, que estabelecem uma relação de mediação entre o homem e a realidade.
          Por esta similaridade, Vygotsky denominava os signos de instrumentos simbólicos, com especial atenção à linguagem, que para ele configurava-se em um sistema simbólico fundamental em todos os grupos humanos e elaborado no curso da história social
          Vygotsky se contrapôs ao pensamento inatista, segundo o qual as pessoas já nascem com suas características, como inteligência e estados emocionais predeterminados.
          Da mesma forma enfretou o empirismo, corrente que defende que as pessoas nacem como um copo vazio e são formadas de acordo com as experiencias às quais são submetidas.
          Segundo a Professora de Psicologia  da USP, Teresa Rego , Vygotsky construiu uma terceira via a sociointeracionista.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário